×
Cebola
Maio 18, 2020
CEBOLA/CEPEA: Santa Catarina encerra a safra 19/20
Cerrado se prepara para o início da comercialização

Por Marcelo Franzini Erhart de Barros e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Santa Catarina encerra a safra 19/20 Ver fotos

Piracicaba, 18 – Cebolicultores catarinenses encerraram as comercializações da safra 19/20 nesta primeira quinzena de maio. De forma geral, a temporada foi marcada positivamente, tanto pela produtividade quanto pela elevada qualidade dos bulbos, já que o clima esteve favorável à produção. Apesar do preço mais próximo aos custos entre novembro/19 e janeiro/20, em Ituporanga (SC), as altas cotações registradas a partir de fevereiro possibilitaram o aumento da rentabilidade unitária (a R$ 0,67/kg) – sendo que, na primeira quinzena de maio, o valor atingiu o maior patamar do ano (a R$ 3,85/kg).

Após a completa saída do Sul do mercado, o Cerrado (MG e GO) iniciou suas primeiras comercializações para o atacado paulistano (Ceagesp). Entretanto, o volume ainda é reduzido e os bulbos apresentam baixa qualidade. Isso porque, além de "verdes", muitos foram contaminados por bico d'água – doença bacteriana que apodrece o miolo da hortaliça.

A permanência das elevadas cotações possibilitou a entrada da cebola europeia no País no início de maio, no atacado de São Paulo (SP). A qualidade, porém, também não é satisfatória, pois os bulbos holandeses foram estocados em câmara fria desde a safra passada.

Os vizinhos argentinos, por sua vez, continuam a exportar ao Brasil – embora a entrada de carretas diárias tenha diminuído. Isso é um reflexo de medidas mais restritivas diante da pandemia do novo coronavírus, impostas pelo governo argentino, quanto à aglomeração de funcionários nos setores de regulamentação e de liberação dos produtos exportados.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola
Cepea
comercialização de cebola
cotação de cebola
fim da safra de cebola do Sul
Oferta de cebola
perspectiva de oferta
preços de cebola
safra de cebola do Cerrado