×
Cebola
Dezembro 27, 2018
CEBOLA/CEPEA: Ritmo de colheita segue firme no Sul
Maior parte dos bulbos é colhida entre dezembro e janeiro

Por Andrea Cimino e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Ritmo de colheita segue firme no Sul Ver fotos

Piracicaba, 27 – Durante este mês, o Sul é o principal responsável pela produção nacional de cebolas. A maior parte dos bulbos é colhida no período de dezembro a janeiro, para que as cebolas sejam armazenadas e curadas nos galpões. Até meados de dezembro, as condições climáticas foram favoráveis às atividades, já que o volume de chuvas foi baixo nas regiões produtoras.

Em Ituporanga (SC), Irati (PR) e São José do Norte (RS), as cebolas superprecoces já foram majoritariamente colhidas e comercializadas. As primeiras hortaliças negociadas, porém, perderam qualidade, devido às adversidades climáticas durante o plantio – estiagem em agosto e excesso de chuvas em setembro.

Já a qualidade das cebolas da variedade bola precoce está melhor, com boa formação de cascas, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea. Assim, o volume de bulbos colhidos deve aumentar entre este mês e janeiro, nas regiões produtoras do Sul.

Em Lebon Régis (SC), o início da colheita de crioulas teve início na semana do dia 20, pois a região possui apenas estas cultivares. Por este motivo, a colheita é mais tardia em relação às demais praças.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola
cebolas superprecoces
Cepea
colheita
colheita de cebolas no Sul
Hortifruti Brasil
oferta nacional
plantio
produção de cebola
qualidade