27/12/2018

CEBOLA/CEPEA: Ritmo de colheita segue firme no Sul

Maior parte dos bulbos é colhida entre dezembro e janeiro

Por Andrea Cimino e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
CEBOLA/CEPEA: Ritmo de colheita segue firme no SulVer fotos

Piracicaba, 27 – Durante este mês, o Sul é o principal responsável pela produção nacional de cebolas. A maior parte dos bulbos é colhida no período de dezembro a janeiro, para que as cebolas sejam armazenadas e curadas nos galpões. Até meados de dezembro, as condições climáticas foram favoráveis às atividades, já que o volume de chuvas foi baixo nas regiões produtoras.

Em Ituporanga (SC), Irati (PR) e São José do Norte (RS), as cebolas superprecoces já foram majoritariamente colhidas e comercializadas. As primeiras hortaliças negociadas, porém, perderam qualidade, devido às adversidades climáticas durante o plantio – estiagem em agosto e excesso de chuvas em setembro.

Já a qualidade das cebolas da variedade bola precoce está melhor, com boa formação de cascas, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea. Assim, o volume de bulbos colhidos deve aumentar entre este mês e janeiro, nas regiões produtoras do Sul.

Em Lebon Régis (SC), o início da colheita de crioulas teve início na semana do dia 20, pois a região possui apenas estas cultivares. Por este motivo, a colheita é mais tardia em relação às demais praças.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: cebola, cebolas superprecoces, Cepea, colheita, colheita de cebolas no Sul, Hortifruti Brasil, oferta nacional, plantio, produção de cebola, qualidade

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui