×
Cebola
Maio 3, 2019
CEBOLA/CEPEA: Qualidade baixa pressiona preços no NE
Feriado também prejudicou o escoamento das cebolas

Por Andrea Cimino e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Qualidade baixa pressiona preços no NE Ver fotos

Piracicaba, 03 - Na região de Irecê (BA), o preço da cebola recuou nesta semana (de 28/04 a 03/05), devido à perda de qualidade, em decorrência de doenças bacterianas. Os bulbos comercializados foram prejudicados pelas chuvas de março e abril, que facilitaram o aparecimento de bactéria nas lavouras.

Em função da baixa qualidade, o escoamento da mercadoria é limitado pela maior sensibilidade da cebola afetada e pelo aumento do descarte durante o transporte. O ritmo de vendas ainda é lento, pois, junto ao feriado, o mercado não está absorvendo as cebolas danificadas.

Por outro lado, a expectativa é de melhora na qualidade, uma vez que algumas áreas não foram afetadas pelas adversidades climáticas, o que pode indicar melhora nas vendas nas próximas semanas. A média de preços ao produtor foi de R$ 0,80/kg, queda de 18,20% frente à semana passada. No Vale do São Francisco (BA/PE), a situação é similar, já que a produtividade vinha sendo afetada pelas altas temperaturas e pela umidade.

A partir desta semana, os bulbos já apresentaram melhora, devido à maior produtividade nas lavouras. Além disso, tanto em Irecê quanto no Vale, a oferta deve permanecer reduzida nas próximas semanas, o que pode favorecer os preços.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola
cotação
Irecê
preço
produção
produtividade
qualidade