×
Cebola
Janeiro 23, 2023
CEBOLA/CEPEA: Produtores do Cerrado tentam adiantar o plantio, apesar do clima chuvoso
Decisão é pautada na expectativa de preços firmes em maio

Por José Vitor Kovac e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Produtores do Cerrado tentam adiantar o plantio, apesar do clima chuvoso Ver fotos

Piracicaba, 23 – Os preços da cebola ficaram em altos patamares entre o final do ano passado e o início deste. Neste cenário, produtores do Triângulo Mineiro (MG) e de Cristalina (GO) adiantaram o início do plantio, com o intuito de iniciar a comercialização em maio, quando acreditam que será um período de valores atrativos – apesar do maior risco à produção nesse período nessas regiões (calor e excesso de chuva).

Produtores do Triângulo Mineiro, até o momento, não obtiveram sucesso, devido às incessantes chuvas que vem ocorrendo na região. Com isso, cebolicultores estão “entre a cruz e a espada” na decisão de plantar no momento e ter sérios problemas no futuro com a produção, ou adiar esse começo, e correrem o risco de não aproveitarem um momento de alta rentabilidade.

Em Cristalina (GO), colaboradores informaram ao Hortifruti/Cepea que iniciaram o plantio de algumas áreas, apesar das chuvas. Outros produtores atrasaram o começo das atividades por conta do clima chuvoso na região desde o último mês, mas agora já estão conseguindo começar. A expectativa é de que a colheita comece no fim de maio e que, até lá, produtores de Santa Catarina tenham finalizado seu comércio, dando espaço para a cebola do Cerrado.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola
cerrado
chuva
clima
cristalina
GO
MG
plantio
preço
rentabilidade
triângulo mineiro