×
Cebola
Outubro 24, 2019
CEBOLA/CEPEA: Produtores de SC estão otimistas quanto à produção
Baixo volume de chuva favorece o desenvolvimento das lavouras

Por Marcelo Franzini Erhart de Barros e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Produtores de SC estão otimistas quanto à produção Ver fotos

Piracicaba, 24 – Desde julho, o baixo volume de precipitações mantém uma condição favorável para o desenvolvimento das lavouras de cebola de Santa Catarina. Em comparação à normal climatológica, de 1981 a 2010, para as regiões de Ituporanga e Lebon Régis, as chuvas foram 36% e 60%, respectivamente, inferiores no período de julho a outubro deste ano, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Apesar de a seca ser favorável ao desenvolvimento final do bulbo, o baixo nível dos açudes preocupa os produtores.

Na semana passada (14 a 18/10), as precipitações de 40 mm (Inmet) em Ituporanga animaram cebolicultores – e, segundo eles, o ideal seria que as chuvas fossem mais volumosas durante esta etapa do desenvolvimento da cultura (para reposição dos estoques), do que na época de colheita, devido à fase de cura de cebola em campo.

Até o momento, as condições permanecem favoráveis no estado – cenário que deve se manter, a fim de que a praça alcance boa produtividade.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola
Cepea
clima
desenvolvimento da produção de cebola em SC
Oferta de cebola
perspectivas
produção de cebola
produtividade