×
Cebola
Julho 28, 2021
CEBOLA/CEPEA: Preço cai e rentabilidade do produtor está negativa em julho
Confira as perspectivas para agosto

Por Larissa Miiller e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Preço cai e rentabilidade do produtor está negativa em julho Ver fotos

Piracicaba, 28 – Neste mês de julho, as cotações da cebola têm seguido o movimento de queda registrado em junho, não sendo suficientes para pagar o custo de produção. De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, este cenário é reflexo do alto volume nacional da mercadoria, que se elevou ainda mais após o início da colheita em São Paulo.

No Cerrado, nas regiões produtoras do Triângulo Mineiro (MG) e Cristalina (GO), as boas condições climáticas favoreceram a qualidade e a produtividade, contribuindo para a elevação da oferta e, consequentemente, desvalorização do bulbo. Além disso, as vendas do Nordeste têm sido dificultadas pela produção de cebolas miúdas e com baixo calibre – as quais são menos atrativas ao mercado consumidor.

Em São Paulo, nas regiões de Monte Alto e São José do Rio Pardo, a colheita foi iniciada em meados de julho e apresenta bons resultados, uma vez que a produção teve desenvolvimento positivo, favorecendo a qualidade dos bulbos. Em Divinolândia e Piedade, por sua vez, a safra está chegando ao fim. O frio intenso, registrado nos últimos dias, não chegou a impactar a cultura da cebola – mesmo nas áreas onde houve formação de geada, os danos não foram severos.

Vale ressaltar que este comportamento do mercado, além das condições favoráveis à produção, são reflexos do aumento na área plantada neste ano. A tendência, agora, é de intensificação da colheita paulista, o que pode continuar pressionando as cotações em todas as regiões em agosto.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola
Cepea
cotação cebola
HF Brasil
Oferta de cebola
perspectivas para o mercado de cebola
preços de cebola
produção de cebola