29/05/2018

CEBOLA/CEPEA: Praças paulistas iniciam colheita de bulbinhos

Atividades também se iniciam no Triângulo Mineiro

Por Andrea Cimino, Beatriz Papa Casagrande e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
CEBOLA/CEPEA: Praças paulistas iniciam colheita de bulbinhosVer fotos

Piracicaba, 29 – Com o fim do plantio/transplantio de bulbinhos em Piedade e em Divinolândia (SP) em março, a colheita pôde se iniciar em maio. O volume de cebolas nessas praças paulistas deve ser menor neste ano, por conta dos baixos preços obtidos em 2017 – que levou produtores a diminuírem os investimentos na cultura.

Vale lembrar que, no início do segundo semestre do ano passado, quando o bulbo começou a se valorizar, a comercialização dos bulbinhos já estava finalizada. Contudo, a expectativa de produtores de SP é de que as cotações sejam mais elevadas no início desta temporada, devido ao baixo volume nacional previsto.

No Triângulo Mineiro, a colheita de cebolas também se iniciou na segunda quinzena deste mês. As chuvas registradas em dezembro/17 dificultaram o plantio na região. Com isso, a produtividade no início da safra tende a ser aquém do potencial da região, com maior incidência de cebolas de menor calibre (caixa 2) e qualidade prejudicada. Desta forma, o volume esperado de cebolas mineiras até os meses de junho e julho deve ser inferior ao esperado, o que deve manter os preços em alta.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: cebola, Cepea, colheita de cebola, preços, produção de cebola, safra, volume de cebola

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui