09/02/2021

CEBOLA/CEPEA: Plantio se intensifica no NE em janeiro

Tempo seco e preços altos favorecem o ritmo das atividades

Por Ana Clara Oliveira e Marina Marangon
Em parceria com
Agristar
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
CEBOLA/CEPEA: Plantio se intensifica no NE em janeiroVer fotos

Piracicaba, 09 –  O plantio da safra 2021 de cebola do Nordeste, que teve início em dezembro/2020, se deu em ritmo mais lento que o esperado, uma vez que parte dos produtores estava receosa com a incidência de precipitações. Porém, em janeiro de 2021, o clima seco favoreceu os trabalhos nas lavouras, permitindo a intensificação do semeio naquele período. Além disso, os preços em alta no mês passado – à média de R$ 1,99/kg ao produtor –, diante da oferta reduzida, incentivaram os cebolicultores.

A expectativa é que o semeio continue e que mais áreas sejam plantadas neste mês de fevereiro. As chuvas na semana passada (1º a 05/02), por sua vez, limitaram as atividades em Irecê (BA), fazendo com que produtores aguardassem uma trégua na umidade para dar continuidade aos trabalhos.

Alguns cebolicultores do Cerrado também tentaram adiantar os plantios "do cedo" nesta temporada 2021, diante do clima seco na região. Assim, as cebolas semeadas entre dezembro e fevereiro, devem ser colhidas entre abril e junho, o que pode aumentar a oferta neste período – cenário contrário ao do ano passado, quando as precipitações limitaram o plantio. Por outro lado, o volume ainda dependerá do desenvolvimento da safra até lá.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: Cepea, HF Brasil, mercado de cebola, Oferta de cebola, plantio de cebola, plantio de cebola no Nordeste, preços de cebola, produção de cebola

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui