23/08/2018

CEBOLA/CEPEA: Oferta no Cerrado ainda deve ser elevada em agosto

Regiões produtoras em MG e GO registram aumento de área em 2018

Por Andréa Cimino e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
CEBOLA/CEPEA: Oferta no Cerrado ainda deve ser elevada em agostoVer fotos

Piracicaba, 23 – A colheita de cebolas no Triângulo Mineiro e em Cristalina (GO) continua intensa neste mês – e a expectativa é que sejam colhidos 20% em MG e 29% em GO. Para a safra 2018, houve aumento de área de 10% na região mineira e de 8% na goiana, devido à boa remuneração obtida pelos produtores em 2017, que incentivou investimentos na cultura.

Além disso, outras culturas produzidas nas regiões não tiveram boa rentabilidade, favorecendo o setor de cebola. O volume nacional de bulbos está alto, cenário já esperado para o período, uma vez que o Sudeste e o Nordeste também estão ofertando. Nesse cenário, os preços da hortaliça no Cerrado recuaram 55% em julho, fechando o mês a R$ 19,40/sc de 20 kg.

Segundo colaboradores, devido à elevada disponibilidade, a comercialização com o Paraguai se aqueceu, limitando uma maior queda nos preços. Segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), o volume enviado para o país vizinho foi de 1710 toneladas em julho. Outro fator que contribuiu para frear as baixas mais intensas nas cotações foi o intervalo de colheita, de aproximadamente 10 a 15 dias, que ocorreu na segunda quinzena de julho no Triângulo Mineiro.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

Tags: área de cebola, cebola, Cepea, colheita de cebola, cristalina, mercado internacional, preços de cebola, produção de cebola, triângulo mineiro

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui