×
Cebola
Agosto 23, 2018
CEBOLA/CEPEA: Oferta no Cerrado ainda deve ser elevada em agosto
Regiões produtoras em MG e GO registram aumento de área em 2018

Por Andréa Cimino e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Oferta no Cerrado ainda deve ser elevada em agosto Ver fotos

Piracicaba, 23 – A colheita de cebolas no Triângulo Mineiro e em Cristalina (GO) continua intensa neste mês – e a expectativa é que sejam colhidos 20% em MG e 29% em GO. Para a safra 2018, houve aumento de área de 10% na região mineira e de 8% na goiana, devido à boa remuneração obtida pelos produtores em 2017, que incentivou investimentos na cultura.

Além disso, outras culturas produzidas nas regiões não tiveram boa rentabilidade, favorecendo o setor de cebola. O volume nacional de bulbos está alto, cenário já esperado para o período, uma vez que o Sudeste e o Nordeste também estão ofertando. Nesse cenário, os preços da hortaliça no Cerrado recuaram 55% em julho, fechando o mês a R$ 19,40/sc de 20 kg.

Segundo colaboradores, devido à elevada disponibilidade, a comercialização com o Paraguai se aqueceu, limitando uma maior queda nos preços. Segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), o volume enviado para o país vizinho foi de 1710 toneladas em julho. Outro fator que contribuiu para frear as baixas mais intensas nas cotações foi o intervalo de colheita, de aproximadamente 10 a 15 dias, que ocorreu na segunda quinzena de julho no Triângulo Mineiro.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
área de cebola
cebola
Cepea
colheita de cebola
cristalina
mercado internacional
preços de cebola
produção de cebola
triângulo mineiro