×
Cebola
Junho 22, 2020
CEBOLA/CEPEA: Oferta nacional começa a aumentar
Confira como estão as atividades nas praças acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea

Por Marcelo Franzini Erhart de Barros e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Oferta nacional começa a aumentar Ver fotos

Piracicaba, 22 – Após um período de baixa oferta nacional, o cenário começa a mudar para o mercado da cebola, com a intensificação da colheita em diversas regiões produtoras. Entenda como estão as atividades nas praças acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea:

Nesta segunda quinzena de junho, o volume comercializado pelo Triângulo Mineiro (MG) começou a aumentar. Entretanto, a retirada precoce do campo (cura incompleta), para aproveitar os bons preços do mercado, vem gerando problemas com doenças bacterianas – principalmente camisa d'água, devido à elevada umidade do bulbo.

O aumento da oferta no Vale do São Francisco (BA/PE) e em Irecê (BA) já pressionou as cotações nestes locais. Em Cristalina (GO), onde a colheita também se iniciou, o volume permanece baixo – com previsão de aumento a partir de julho.

Quanto à safra de bulbinhos, Piedade e Divinolândia (SP) encerram as atividades até o final do mês. Apesar de pouca área, os produtores destas regiões produziram um bulbo de qualidade e aproveitaram as elevadas cotações de maio e junho para escoar seus produtos.

IMPORTAÇÕES – Com o aumento da produção nacional, as atividades de importação da Argentina foram praticamente encerradas. O volume do país vizinho remanescente no mercado brasileiro é referente às importações da primeira quinzena de junho, armazenadas em galpões – o qual deve ser liquidado até o final deste mês.

Os casos de covid-19 registrados em Porto Xavier (RS) também contribuíram para o encerramento das atividades. Vale ressaltar que todas as medidas de sanitização e distanciamento social foram tomadas para evitar a disseminação do vírus na região.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola
Cepea
colheita de cebola
Oferta de cebola
preços de cebola