×
Cebola
Fevereiro 28, 2018
CEBOLA/CEPEA: Mesmo com colheita quase encerrada no Sul, comercialização segue
Chuvas de janeiro afetaram a qualidade dos bulbos nas roças

Por Beatriz Papa Casagrande e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Mesmo com colheita quase encerrada no Sul, comercialização segue Ver fotos

Piracicaba, 28 – A colheita da cebola já se encerrou na maioria das praças do Sul. Em Ituporanga (SC), São José do Norte (RS) e Irati (PR), a retirada dos bulbos da roça foi finalizada em janeiro. Já em Lebon Régis (SC), a atividade seguiu no decorrer de fevereiro. Mesmo com o fim da colheita, a comercialização deve permanecer até os meses de abril e maio, devido ao armazenamento.

As chuvas ocorridas em janeiro em todas essas regiões produtoras afetaram a qualidade dos bulbos que ainda estavam na roça. Além disso, produtores relataram maior percentual de cebolas de menor calibre (caixa 2), por conta da estiagem em setembro/17. Nas regiões de Irati e Ituporanga, as precipitações podem prejudicar as cebolas que já estão armazenadas no galpão, visto que a umidade do ar facilita o aparecimento de doenças.

O escoamento de bulbos no mercado, entre novembro e dezembro do ano passado, era predominantemente de cultivar superprecoce. Contudo, a partir de janeiro de 2018, a maior parte escoada foi das cultivares bola precoce e crioula, que possuem maior ciclo – a qualidade dessas cebolas é superior, além de terem maior resistência no armazenamento. Além da melhor qualidade, as cotações também foram maiores em janeiro, por conta do menor volume nacional disponível, ocasionado pela redução na oferta do Nordeste – essa região só deve ter aumento de volume entre abril e maio –, tornando a região Sul, portanto, a principal fornecedora de bulbos no mercado interno.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola
clima
colheita de cebola
oferta
preços
produção de cebola
qualidade