02/05/2018

CEBOLA/CEPEA: Menor produtividade do Sul e dificuldade nas importações impulsionam preços

Cenário positivo deve se manter nas próximas semanas

Por Beatriz Papa Casagrande e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
CEBOLA/CEPEA: Menor produtividade do Sul e dificuldade nas importações impulsionam preçosVer fotos

Piracicaba, 02 – A safra 2017/18 do Sul, no geral, obteve rentabilidade positiva e satisfatória aos produtores de cebola. As condições climáticas anormais do final do ano passado (estiagem e chuvas fora de época) afetaram a produtividade e aumentaram a incidência de bulbos de menor calibre (caixa 2).

Esse cenário resultou em um menor volume da hortaliça no País, tendo em vista que a região Sul abastece o Brasil entre os meses de novembro e abril. Dessa forma, as cotações foram mais altas e as importações, favorecidas a partir desse mês.

Além disso, o bulbo importado na fronteira de Porto Xavier (RS) vem sendo valorizado gradativamente, por conta do baixo volume de cebolas na Argentina, que diminuiu sua área plantada devido à sobra de mercadoria que ocorreu na safra 2016/17. Desse modo, as cotações no país vizinho também aumentaram e as negociações com o Brasil foram prejudicadas.

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a hortaliça deve continuar se valorizando nas próximas semanas, até que o volume do Nordeste se normalize.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: cebola, Cepea, clima, oferta de cebola no Sul, preços de cebola, produção de cebola, produtividade, qualidade da cebola, rentatilidade

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui