×
Cebola
Janeiro 28, 2020
CEBOLA/CEPEA: Janeiro é marcado por preços baixos no Sul e Nordeste
Com variação na oferta, cotações oscilaram no decorrer do mês

Por Marcelo Franzini Erhart de Barros e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Janeiro é marcado por preços baixos no Sul e Nordeste Ver fotos

Piracicaba, 29 – Os preços da cebola se mantiveram em baixos patamares em janeiro – no geral, devido à elevada oferta no Sul e à concorrência com a comercialização do Nordeste. Entenda o comportamento do mercado no período:

Na primeira quinzena do mês, as chuvas em Irecê (BA) reduziram a oferta e contribuíram para um leve aumento das cotações. Tal condição meteorológica foi fundamental para abastecer os estoques hídricos e gerou condições favoráveis ao plantio na praça baiana. Após o encerramento das precipitações, na segunda quinzena, Irecê voltou a abastecer o mercado Nordestino, cessando os pedidos de Santa Catarina e gerando nova queda de preços.

Além de Irecê, produtores da região de Baraúna/Mossoró (RN) também seguem com dificuldades na comercialização, devido à baixa qualidade dos bulbos, ocasionada por doenças bacterianas. Neste cenário, o retorno ao produtor está limitado, tanto no Sul quanto no Nordeste – e uma possível reação só será possível com a finalização das vendas no Nordeste e a gradual redução dos estoques sulistas.

Os plantios da safra 2020 em Cristalina (GO) e Triângulo Mineiro devem se intensificar a partir de fevereiro, sendo que – ao contrário do observado no ano passado – houve redução do plantio "do cedo", devido aos resultados insatisfatórios em 2019, para os que adiantaram o semeio.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola
Cepea
clima
comercialização
mercado de cebola
Oferta de cebola
plantios
preços de cebola
produção de cebola