×
Cebola
Julho 10, 2019
CEBOLA/CEPEA: Geada e clima frio não prejudicam roças sulistas
Mesmo com temperaturas negativas, não houve perda significativa

Por Marcela Mian e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Geada e clima frio não prejudicam roças sulistas Ver fotos

Piracicaba, 10 – O frio intenso neste início de julho não prejudicou as roças de cebola sulistas, as quais estão em período de semeio e desenvolvimento da safra de verão 2019/20. Pelo contrário: colaboradores do Hortifruti/Brasil relataram que as baixas temperaturas favoreceram as plantações, uma vez que inibiram a proliferação de insetos (pragas) que não resistem às geadas.

Mesmo em Lebon Régis (SC), onde a temperatura chegou a 6°C negativos, os bulbos não foram afetados, pois estavam em período inicial de desenvolvimento, antes da fase de "chicote" (quando a hortaliça atinge altura de três a cinco centímetros e fica vulnerável). Na praça catarinense, apenas uma pequena quantidade de cebolas precoces, que estava nascendo, não resistiu ao clima – mas, segundo agentes, se trata de um descarte praticamente irrelevante em relação ao volume total.

Caso o frio continue causando geadas, algumas áreas com bulbos mais desenvolvidos podem ser prejudicadas. Contudo, até o momento, a produção sulista segue favorável.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola
cebolas do Sul
Cepea
clima
frio
geadas
geadas no Sul
impacto do clima na produção
produção de cebola
temperaturas negativas no Sul