×
Cebola
Fevereiro 13, 2020
CEBOLA/CEPEA: Enchente na Ceagesp afeta poucas cargas do bulbo
Perdas foram maiores para comerciantes de frutas

Por Marcelo Franzini Erhart de Barros e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Enchente na Ceagesp afeta poucas cargas do bulbo Ver fotos

Piracicaba, 14 - A chuva da madrugada de segunda-feira (10/01) assustou comerciantes da Ceagesp, provocando alagamento e perda de muitos produtos hortifrutícolas. O acumulado de 143 mm (Inmet) concentrou-se em um curto espaço de tempo – entre 06h a 13h da segunda – impossibilitando a drenagem da água dentro do entreposto.

Diversos produtos foram danificados pela água, acarretando em descarte. Estima-se que os principais prejuízos foram para comerciantes de frutas, pois estes tendem a se concentrar em boxes que se localizam em níveis mais baixos.

Colaboradores do Cepea, que atuam na compra e venda de cebola, relataram que não foram tão atingidos pelo alagamento, pois estão localizados em lugares mais elevados dentro da Ceagesp. Apenas algumas cargas chegaram a ser danificadas pela água e, consequemente, descartadas. Bulbos presos em caminhões afetados por água no motor não também não tiveram qualidade afetada.

A maioria dos prejuízos obtidos será responsabilidade dos comerciantes que atuam dentro da Companhia, mas alguma pequena parcela pode ser convertida ao produtor – principalmente aqueles com maior fluxo de negociações. O contrato de comercialização varia muito do combinado na hora da venda, havendo uma maior tendência de o pagamento ocorrer após 30 dias do material entregue.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alagamento Ceagesp
cebola
mercado de cebola
preço da cebola