02/07/2018

CEBOLA/CEPEA: Cristalina está em pico de safra

Triângulo recupera qualidade da hortaliça

Por Andrea Cimino, Beatriz Papa Casagrande e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
CEBOLA/CEPEA: Cristalina está em pico de safraVer fotos

Piracicaba, 02 – A colheita das cebolas híbridas em Cristalina (GO) teve início no começo de junho e, agora, está em pico de safra. Já no Triângulo Mineiro, produtores optaram por retirar os bulbos da lavoura antes do período necessário para a maturação (meados de maio), por conta dos altos preços. Dessa forma, a hortaliça foi comercializada ainda "verde".

Contudo, colaboradores do Hortifruti/Cepea relataram que a qualidade já foi recuperada em junho e que os bulbos escoados estão mais maduros. A prática de retirada antes do período ideal pode reduzir a oferta esperada ou causar uma "janela" nas próximas semanas.

A média das cotações da cebola no início da safra, entre maio e junho, ficou em R$ 46,89/sc de 20 kg da caixa 3 beneficiada, aumento expressivo de 159% em relação ao mesmo período da temporada passada. Após a alta dos preços em maio, junho registrou queda nas cotações em todas as praças produtoras, devido ao aumento do volume nacional pelas regiões do Cerrado, Nordeste e São Paulo. Em julho, os preços devem seguir em ritmo de queda, por conta da intensificação da colheita em SP.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: cebola de Cristalina, cebola Triângulo Mineiro, Cepea, colheita de cebola, cotação de cebola, oferta, preço, produção de cebola

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui