×
Cebola
Janeiro 20, 2022
CEBOLA/CEPEA: Como está a safra 2021/22?
Região Sul é a principal fornecedora

Por Larissa Angeli Costa e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Como está a safra 2021/22? Ver fotos

Piracicaba, 20 – O início deste ano tem sido marcado por baixa procura por cebola. De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, esta queda na demanda é reflexo da semana de Natal, quando houve alta procura e as praças foram abastecidas. O cenário de mercado mais fraco chegou a se estender a todos os estados produtores do Sul do País ainda na segunda semana do ano.

Quanto à produção, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a produtividade no Paraná registrou queda, por conta das precipitações diárias no início do mês, o que acabou impedindo que alguns cebolicultores realizassem suas colheitas. O estado de Santa Catarina apresenta um cenário diferente em relação à qualidade, devido ao tempo seco. Desde o final de outubro, o clima vem sendo favorável, em especial nas áreas mais altas. Em Ituporanga (SC) e Lebon Régis (SC), a colheita tem sido satisfatória, assim como o armazenamento dos bulbos. No Rio Grande do Sul, o clima mais seco também contribui para boa qualidade dos produtos. No Nordeste, as regiões do Vale do São Francisco (PE/BA) e de Mossoró (RN) apresentam condições climáticas desfavoráveis, pois a grande quantidade de chuva acabou afetando a colheita e, consequentemente, a qualidade das cebolas.

Neste contexto, a tendência é que as praças catarinenses tenham um bom resultado e ofereçam cebolas de qualidade até maio, por conta de armazenamento e da situação climática favorável. O Sul é o principal fornecedor e abastece as demais regiões do País, cenário que será observado até maio – as importações devem começar em meados de fevereiro e o volume dependerá da oferta interna.

 

ATENÇÃO, LEITOR! Você já fez o seu recadastramento para continuar recebendo a revista Hortifruti Brasil na versão impressa? O prazo vai até 31/01/22. Recadastre-se agora via WhatsApp, clicando na imagem ao lado.

 

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola
Cepea
clima
colheita de cebola no Sul
demanda
HF Brasil
mercado de cebola
Oferta de cebola
preços de cebola
produção de cebola