×
Cebola
Dezembro 7, 2018
CEBOLA/CEPEA: Comercializações em Irati seguem promissoras
Volume nacional se reduz e procura no Sul aumenta, favorecendo cotações

Por Andrea Cimino e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Comercializações em Irati seguem promissoras Ver fotos

Piracicaba, 07 - As cotações subiram nesta semana em Irati (PR), devido ao aumento da demanda nacional pela cebola do Sul. Grande parte das cebolas superprecoces já foram comercializadas, e as cultivares bola precoce estão sendo vendidas desde o início de dezembro.

Os bulbos colhidos tiveram sua qualidade afetada devido as altas temperaturas no plantio, conjuntamente com o excesso de chuvas no período de colheita, em novembro. No momento, aproximadamente 50% do volume de bulbos bola precoce já foram retirados das roças, e estão sendo alocados nos galpões para curar.

As crioulas permanecem em desenvolvimento e serão colhidas apenas em janeiro. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, como o clima está favorável para a retirada dos bulbos, a prioridade é tentar colher o máximo de mercadoria para que possam ser estocadas nos galpões.

Durante a noite, os bulbos estão sendo irrigados para seu melhor desenvolvimento. A irrigação está sendo realizada no período da noite, para não ocorrer “choque térmico” na hortaliça.

O volume nacional reduziu e a procura por bulbos sulistas aumentou, elevando os preços de comercialização. A média dos preços na roça paranaense ficou em R$ 1,20/kg, aumento de 9,10 % em relação a semana passada.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola
cotação
preços
produção
produtividade