×
Cebola
Janeiro 17, 2019
CEBOLA/CEPEA: Comercialização se intensifica no Sul
Clima dificulta colheita em SC

Por Andrea Cimino e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Comercialização se intensifica no Sul Ver fotos

Piracicaba, 17 – O volume de cebolas ofertadas no Sul do País tem aumentado neste mês em relação a dezembro. Isto porque as quatro regiões acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea – Ituporanga, Lebon Régis (SC), Irati (PR) e São José do Norte (RS) – estão no auge das comercializações ao mercado nacional.

Porém, mesmo com maior intensidade de oferta, os preços permanecem satisfatórios: a média da cebola crioula na primeira quinzena do mês foi de R$ 1,48/kg em Ituporanga, devido à menor produtividade, diante das adversidades climáticas. Em Santa Catarina, chuvas estão atingindo as roças de Ituporanga e de Lebon Régis, dificultando a colheita das variedades crioulas.

Devido ao aumento de umidade e às altas temperaturas, a incidência de doenças aumentou em Ituporanga nos últimos dias, tornando frequente o aparecimento de bico d’água e podridão. Porém, apesar de parte das hortaliças apresentar problemas de qualidade, de maneira geral, as vendas estão satisfatórias. Neste cenário, a rentabilidade esperada para este mês é positiva aos cebolicultores das regiões sulistas.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola
Cepea
clima
colheita de cebola do Sul
comercialização de cebola
doenças
oferta de cebola aumenta no BR
oferta nacional de cebola
preços de cebola
rentabilidade