×
Cebola
Maio 2, 2019
CEBOLA/CEPEA: Comercialização da safra 2018/19 se encerra no Sul
Rentabilidade é considerada positiva

Por Andrea Cimino e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Comercialização da safra 2018/19 se encerra no Sul Ver fotos

Piracicaba, 02 – Em abril, a comercialização de cebola da safra 2018/19 foi encerrada no Sul do País. No geral, a rentabilidade foi positiva para grande parte dos produtores, devido à média de preços satisfatória durante a temporada. O preço médio da cebola em Ituporanga e Lebon Régis (SC), referente à temporada 2018/19, foi de R$ 1,52/kg.

As cotações satisfatórias (acima da estimativa de custo), por sua vez, podem ser justificadas pela redução da oferta: a produtividade das roças foi afetada por períodos de seca no plantio e por chuvas na colheita, intensificando a incidência de doenças – bactérias e fungos. Assim, em abril, o volume no Sul já estava reduzido e boa parte das cebolas foi descartada.

No mês passado, a oferta nacional também esteve reduzida em decorrência da queda de produtividade das regiões nordestinas – o elevado índice pluviométrico em Irecê (BA) dificultou as atividades nas roças e reduziu a qualidade da hortaliça. No Vale do São Francisco, devido às altas temperaturas, a incidência de calibre 2 foi mais frequente. Já para maio, a expectativa é que a oferta nacional se eleve, uma vez que São Paulo e Cerrado iniciam a colheita da safra 2019.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola
Cepea
colheita de cebolas no Sul
comercialização
cotação de cebola
preços de cebola
produção de cebola
produtividade
rentabilidade
safra de cebola 2018/19 do Sul