×
Cebola
Setembro 3, 2018
CEBOLA/CEPEA: Com muitas regiões colhendo, preço cai expressivamente em agosto
Cotações ficaram abaixo dos custos de produção em SP

Por Andréa Cimino e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Com muitas regiões colhendo, preço cai expressivamente em agosto Ver fotos

Piracicaba, 03 – Em agosto, houve queda expressiva nos preços da cebola em todas as regiões produtoras acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea. Este fato se deve à elevada oferta nacional de bulbos, devido à concentração da colheita em importantes praças. Na região de Monte Alto e São José do Rio Pardo (SP), as cotações caíram significativamente e ficaram abaixo das estimativas de custo aos produtores.

Em São José do Rio Pardo, houve um período de chuvas, entre os dias 06 e 10 de agosto, que acabou reduzindo o ritmo de colheita e limitou a comercialização no início daquele mês. Consequentemente, as cebolas que não foram retiradas no período geraram um acúmulo de bulbos nas semanas seguintes, impactando ainda mais os preços da hortaliça no mês passado.

Nas regiões de Santa Juliana (MG) e Cristalina (GO), a oferta dos bulbos permanece elevada, devido ao período de pico de colheita. O clima está favorável e a produtividade no Cerrado está satisfatória, contribuindo para a maior disponibilidade da hortaliça no mercado.

No Vale do São Francisco (BA/PE), o volume de cebolas não está elevado, mas ainda é considerável, enquanto em Irecê, a oferta está bastante reduzida. Mesmo com baixa intensidade, a colheita na região nordestina também acaba impactando os preços da cebola nacional.

Além disso, Mossoró (RN) iniciou sua colheita entre julho e agosto, e a oferta deve se intensificar nas próximas semanas. A perspectiva para este mês é de estabilização dos preços, ou leve queda, já que a oferta ainda continuará elevada.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola
Cepea
colheita de cebola
custos de produção
Oferta de cebola
perspectivas
preços
produção de cebola