×
Cebola
Maio 20, 2021
CEBOLA/CEPEA: Com intensificação da colheita no NE, preços recuam em maio
Importações da Argentina também contribuem para o aumento de oferta

Por Larissa Miiller e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Com intensificação da colheita no NE, preços recuam em maio Ver fotos

Piracicaba, 20 – A comercialização da safra de cebola do Sul 2020/21 foi finalizada no início de maio, enquanto a colheita nas regiões do Nordeste se intensificou no período. As boas condições climáticas no início deste ano possibilitaram um plantio mais intenso e favoreceram o desenvolvimento dos bulbos para esta temporada 2021.

Segundo colaboradores consultados pelo Hortifruti/Cepea, a produtividade tende a ser positiva na temporada e o volume disponível já está se elevando – impactando as cotações. Assim, na parcial de maio (até o dia 14/05), os preços registram média de R$ 1,13/kg ao produtor em Irecê (BA), valor 29% inferior ao observado no mês de abril.

Outro fator que tem refletido negativamente nos preços é a importação da cebola argentina, que tradicionalmente ocorre no período de entressafra. Diante da boa produção no país vizinho, há disponibilidade para envio ao Brasil – mas, diferentemente do ano passado, o volume nacional está maior em 2021. Desta forma, o ritmo das compras se reduziu e os valores da cebola argentina caíram 16% na fronteira de Porto Xavier (RS), fechando a parcial de maio a R$ 43,70/cx de 20 kg beneficiada (tipo 3).

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola
colheita de cebola do Nordeste
cotação de cebola
importações de cebola
Oferta de cebola
perspectiva para o mercado de cebola
preços de cebola
safra de cebola 2021