×
Cebola
Maio 23, 2019
CEBOLA/CEPEA: Colheita no Cerrado deve se intensificar em junho
Clima afetou a qualidade dos bulbos neste início de temporada

Por Andrea Cimino e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Colheita no Cerrado deve se intensificar em junho Ver fotos

Piracicaba, 23 – Em maio, as regiões de Santa Juliana (MG) e Cristalina (GO) iniciaram a colheita das cebolas da safra 2019. Devido às chuvas de janeiro a abril, que atingiram as roças durante as atividades de campo (plantio e desenvolvimento), a qualidade de parte significativa dos bulbos foi afetada – principalmente por bacteriose.

As primeiras áreas colhidas foram ainda mais prejudicadas pelas doenças e a produtividade ficou bastante reduzida neste início de temporada. Os problemas fitossanitários, por sua vez, foram decorrentes da elevada umidade nas roças. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, aproximadamente 5% a 10% do volume da hortaliça ficou inviabilizado para o consumo, resultando em descartes.

Apesar disso, parte da mercadoria conseguiu se recuperar e apresenta boa qualidade para comercialização – e as perspectivas para as próximas áreas colhidas também são positivas. Quanto à oferta de cebola prevista para o fim deste mês, ainda deve permanecer baixa em ambas as regiões (MG e GO), devendo se intensificar no início de junho.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola
Cepea
clima
colheita de cebola Cerrado
Oferta de cebola
perspectivas
preços de cebola
produção de cebola
qualidade da cebola