×
Cebola
Fevereiro 28, 2019
CEBOLA/CEPEA: Clima quente afeta produção do Sul ao Nordeste
Saiba quais regiões estão ofertando

Por Andrea Cimino e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Clima quente afeta produção do Sul ao Nordeste Ver fotos

Piracicaba, 28 – A cebola sulista teve perda de qualidade, devido à seca no plantio e às chuvas no desenvolvimento e na finalização da colheita no Sul do País. Além disso, as altas temperaturas foram responsáveis por aumentar a incidência de doenças nas lavouras, afetando a produtividade da hortaliça. Neste cenário, a oferta está controlada desde novembro, com preços positivos ao produtor.

No Nordeste, a colheita da safra 2019 se iniciou antecipadamente, em meados de fevereiro, na região de Irecê (BA) – enquanto o plantio, referente à primeira safra, se iniciou em outubro de 2018. O adiantamento da produção é resultado da expectativa de bons preços para esse período, uma vez que as cebolas do Sul foram afetadas por condições climáticas desfavoráveis e pelo período de entressafra nacional – quando o Brasil normalmente importa os bulbos da Argentina, para abastecer a demanda interna. Contudo, em decorrência das altas temperaturas, os calibres dos bulbos nordestinos estão reduzidos, resultando em menor produtividade na região. O pico de colheita na praça baiana, da safra do primeiro semestre, está previsto para abril e maio.

As praças catarinenses de Ituporanga e Lebon Régis, por sua vez, devem continuar ofertando a hortaliça até abril – mas o volume deve se reduzir significativamente, devido à expectativa de descartes, por conta da qualidade comprometida do bulbo. Além disso, as importações da Argentina já estão sendo negociadas e estão, aos poucos, entrando no mercado brasileiro. Com o início da colheita no Nordeste, manutenção da oferta catarinense no mercado e início das importações da Argentina, as cotações começaram a ser pressionadas no final de fevereiro. A média parcial de preços em Ituporanga (SC), de 1° a 22/02, foi de R$ 1,27/kg ao produtor.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
calendário de colheita de cebola
cebola
Cepea
clima
cotação
Oferta de cebola
preços de cebola
produção de cebola
produtividade
qualidade