×
Cebola
Janeiro 26, 2021
CEBOLA/CEPEA: Clima dita o comportamento do mercado no Sul
Oferta nacional segue reduzida

Por Ana Clara Oliveira e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Clima dita o comportamento do mercado no Sul Ver fotos

Piracicaba, 26 – A menor oferta nacional de cebola elevou as cotações do produto a partir da segunda quinzena de dezembro de 2020, no Sul do País – as quais seguem em movimento de alta neste mês. Em Ituporanga (SC), o preço ao produtor é de R$ 1,87/kg na parcial de janeiro (1° a 22/01), valor 30% superior à média de dezembro.

As condições climáticas nesta safra 2020/21 – estiagem, granizo e chuvas – afetaram a produção e resultaram em grande variação na sanidade e no valor das cebolas. Em Guarapuava (PR), especificadamente, o excesso de chuvas em dezembro de 2020 prejudicou a qualidade de parte dos bulbos, resultando em amplitude significativa durante o mês de janeiro.

Já a falta de chuva, durante o período de desenvolvimento, refletiu em baixo volume de cebolas de maior calibre (tipo caixa 4). Este cenário ocasionou uma maior necessidade de importação: colaboradores do Hortifruti/Cepea relataram a entrada de cebolas chilenas tipo caixa 4 no País.

PERSPECTIVAS – Nos últimos dias, as intensas precipitações dificultaram o escoamento dos bulbos das lavouras aos beneficiadores, uma vez que o tráfego de caminhões nas estradas esteve limitado. De modo geral, a colheita está praticamente encerrada e as cebolas, armazenadas nos galpões. Estima-se que as cotações permaneçam em alta nas semanas seguintes, uma vez que o volume nacional está reduzido.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola
Cepea
clima
cotação de cebola
HF Brasil
mercado de cebola
Oferta de cebola
oferta de cebola no Sul
perspectivas para o mercado de cebola
preços de cebola
produção de cebola