×
Cebola
Outubro 2, 2020
CEBOLA/CEPEA: Clima antecipa colheita e preços caem no Cerrado
Temperaturas altas afetam qualidade dos bulbos

Por Ana Clara Oliveira e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Clima antecipa colheita e preços caem no Cerrado Ver fotos

Piracicaba, 02 - Nesta semana (28/09 a 02/10), a comercialização de cebola no Triângulo Mineiro e em Cristalina (GO) foi marcada por baixa liquidez, devido, principalmente, ao volume de compras reduzido no período de fim de mês. Isso refletiu em menores cotações: fecharam a R$ 29,75 (-25,1%) no Triângulo e a R$ 28,70/sc de 20 kg (-20,8%) em Cristalina (GO). No mercado mineiro, foram trazidas cebolas do Nordeste para complementar a oferta local, o que contribuiu para pressionar as cotações.

Além disso, as elevadas temperaturas nas duas regiões adiantaram o ciclo da cebola, possibilitando a colheita antecipada e concentrando volume. O clima quente e seco também ocasiona o ressecamento da casca, prejudicando a qualidade do bulbo. Esse fator acabou beneficiando os cebolicultores, que estavam receosos com as precipitações esperadas para outubro no período de retirada – segundo a Climatempo, há previsão de chuvas a partir do dia 11/10 em ambas as regiões. A previsão é que a oferta caia nos próximos dias, e a safra 2020 deve ser finalizada até meados de outubro.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cotação da cebola
preço da cebola
produção de cebola
produtividade da cebola