×
Cebola
Outubro 25, 2019
CEBOLA/CEPEA: Chuvas afetam Nordeste, Cerrado e Sul
Cotação caiu no NE, mas apresentou leve aumento em MG

Por Marcelo Franzini Erhart de Barros e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Chuvas afetam Nordeste, Cerrado e Sul Ver fotos

Piracicaba, 25 - As precipitações nesta semana afetaram de diferentes formas as regiões produtoras de cebola do País. Em Irecê (BA), as chuvas concentraram-se no começo da semana (21 e 22/10), acumulando 34,6 mm até sexta-feira (25/10), segundo dados do Inmet. Como consequência, produtores não conseguiram entrar no campo para realizar a colheita, entretanto, as comercializações não foram afetadas devido ao escoamento dos bulbos estocados.

A cotação da cebola na roça fechou em R$ 0,84/kg, redução de 19,4% em relação à semana anterior. A expectativa também é de redução para a próxima semana, pois haverá um maior escoamento do produto diante da maior retirada dos bulbos do campo para evitar perdas. As condições de elevada umidade do solo associadas ao intenso calor podem afetar as hortaliças, resultando em maior retirada do campo, uma vez que reduz a qualidade e durabilidade do bulbo.

No Triângulo Mineiro, as chuvas continuaram a afetar a qualidade das cebolas, e o preço da caixa tipo 3 amarela reagiu nesta semana, fechando a R$ 26,67/sc 20kg, 7,5% superior à semana passada. O motivo do leve aumento é resultado da proximidade com a finalização da safra da região do Cerrado. Em Ituporanga (SC), temporais e granizo atingiram as áreas localizadas, prejudicando o desenvolvimento da cultura, mas não causaram problemas expressivos à safra como um todo.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
clima
cotação da cebola
preço da cebola
produção de cebola
produtividade de cebola