×
Cebola
Abril 22, 2020
CEBOLA/CEPEA: Chuva no Nordeste compromete oferta prevista para maio
Clima impacta colheita e eleva incidência de doenças

Por Marcelo Franzini Erhart de Barros e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Chuva no Nordeste compromete oferta prevista para maio Ver fotos

Piracicaba, 22 – Os preços da cebola registraram forte reação na primeira quinzena de abril: a média parcial do mês foi 45% superior à de março. Isso ocorreu devido à redução dos estoques sulistas e à queda na produção do Nordeste – que aumentou os pedidos de produtos do Sul, para abastecer o mercado regional.

Além de afetar as atividades de colheita em algumas roças, a chuva excessiva em Irecê (BA) abriu espaço para a entrada de doenças fúngicas e bacterianas, levando ao descarte da hortaliça nas lavouras. Por estes motivos, a produção esperada para maio foi comprometida, com perspectivas de melhora da oferta a partir de junho.

Outro fator que contribuiu para o aumento das cotações nesta primeira quinzena de abril foi a entrada reduzida da cebola argentina. Mesmo após a liberação da fronteira no início do mês (1º/04), a oferta é limitada por medidas preventivas contra o novo coronavírus – como as restrições da quantidade de trabalhadores nos ônibus rurais e em estações de beneficiamento. Diante disso, mesmo com o impacto da oscilação na demanda, devido ao isolamento social, a baixa oferta do período mantém os preços favoráveis aos produtores.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola da Argentina
Cepea
chuvas
clima
descarte de cebola
Oferta de cebola
preços de cebola
previsão para o mercado de cebola
volume de cebola