×
Cebola
Novembro 19, 2020
CEBOLA/CEPEA: Cebolas do Sul chegam ao mercado
Produtividade é afetada pela estiagem em Ituporanga (SC)

Por Ana Clara Oliveira e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Cebolas do Sul chegam ao mercado Ver fotos

Piracicaba, 19 – Cebolicultores do Sul iniciaram a comercialização de cebolas de ciclo curto (precoces) da safra 2020/21 na primeira semana de novembro. Na região de Ituporanga (SC), em função da influência do La Niña, a estiagem esteve presente durante o período de desenvolvimento da produção, refletindo no desabastecimento de parte dos reservatórios locais.

Assim, a falta de irrigação dificultou o enchimento dos bulbos e afetou a produtividade das primeiras áreas colhidas, resultando em cebolas de menor calibre. De modo geral, a qualidade mostra-se satisfatória, porém, a seca eleva a probabilidade de incidência de pragas – como a tripes – e intensifica a acidez da hortaliça.

De forma geral, novembro tem sido marcado pela ocorrência de chuvas na região catarinense, o que pode resultar em melhores desempenhos de produtividade para as próximas cebolas a serem colhidas, as de ciclo médio e longo. Em Lebon Régis (SC), o andamento da produção é considerado positivo, já que a colheita da safra só se inicia em dezembro e a maioria dos produtores não foi prejudicada pela escassez de água, devido à utilização de irrigação local.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebolas do Sul no mercado
Cepea
clima
colheita de cebola
HF Brasil
Oferta de cebola
oferta nacional de cebola
perspectivas para o mercado de cebola
produtividade
safra de cebola do Sul