×
Batata
Maio 14, 2020
BATATA/CEPEA: Tubérculo registra bons resultados em abril
Mesmo em meio à pandemia, rentabilidade é 37% positiva

Por Juliana Acácio Toledo Parede, Luana Guerreiro e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BATATA/CEPEA: Tubérculo registra bons resultados em abril Ver fotos

Piracicaba, 14 – Em abril, mesmo com a menor demanda devido à quarentena, o preço médio da batata lavada, ponderado pela classificação, fechou em R$ 101,00/sc, valor 37% acima dos custos de produção (RS 73,80/sc) e 38% superior ao de março. A oferta limitada, em decorrência da proximidade do final da safra das águas, foi o que garantiu a valorização e a rentabilidade positiva aos produtores – se não fossem os reflexos da pandemia, certamente os preços atingiriam níveis ainda maiores.

Em Cristalina (GO), a rentabilidade foi mais de 100% positiva nesse último mês, favorecida pelos bons níveis de chuvas durante o desenvolvimento das lavouras e pelo controle fitossanitário, que resultou em aumento de 39% na produtividade em relação a março. Já na região de Água Doce (SC), a estiagem reduziu 26% da produtividade na mesma comparação, uma vez que a maior parte das áreas não possui um bom sistema de irrigação – ainda assim, houve margem positiva, de 74%.

PERSPECTIVAS – Em maio, os preços devem se manter em patamares elevados, uma vez que a safra das águas praticamente se encerrará, enquanto a temporada das secas deve ofertar apenas 10% do total das áreas. Além disso, é prevista quebra de safra nas regiões paranaenses e gaúchas, devido à escassez hídrica no desenvolvimento das lavouras, o que pode manter a oferta controlada.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
batata
Cepea
coronavírus
custos de produção de batata
demanda
oferta de batata
preços de batata
produção de batata
produtividade
rentabilidade