28/09/2020

BATATA/CEPEA: Preços se aproximam dos custos de produção em setembro

Com clima quente e seco, colheita se acelera

Por Juliana Acácio Toledo Parede, Luana M. M. Guerreiro e João Paulo Deleo
Em parceria com
Basf
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
BATATA/CEPEA: Preços se aproximam dos custos de produção em setembroVer fotos

Piracicaba, 28 – Até o final de setembro, estima-se que aproximadamente 82% das áreas de mesa da safra de inverno de batata já tenham sido colhidas no País. Neste cenário, o preço médio das regiões produtoras, para a batata lavada e ponderado por classificação, está em R$ 48,86/sc na parcial do mês (1° a 24/09), valor bem próximo da estimativa dos custos de produção no período e 18,3% inferior a agosto. No ano passado, vale lembrar, o tubérculo também se desvalorizou significativamente em setembro – mas, comparando-se os dois anos, 2020 tem registrado cotações 30% inferiores às do mesmo mês em 2019.

Esta queda já era esperada por agentes do setor, tendo em vista a elevada oferta de Vargem Grande do Sul (SP), região que registrou ligeiro aumento de cultivo frente ao ano passado, e a intensificação do ritmo de colheita em outras praças em atividade no período. Além disso, o clima, em setembro, tem sido marcado por aumento das temperaturas e falta de chuva. Este cenário, por sua vez, fez com que a colheita se acelerasse – já que o ciclo das plantas se adiantou –, com que o tubérculo perdesse a qualidade e com que a disponibilidade de água para irrigação ficasse mais restrita.

Somente na semana passada (21/09 a 25/09), quase no fim do mês, chuvas amenizaram o clima quente e seco nas regiões produtoras, ocasionaram desaceleração na colheita e, consequentemente, recuperação das cotações. Contudo, produtores ainda temem que não haja água suficiente para irrigar as lavouras em algumas praças, como em Vargem Grande do Sul, até o final da safra. Quanto à disponibilidade do tubérculo, como boa parte da temporada se adiantou, é possível que, em outubro e novembro, a oferta seja inferior à de setembro.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: calendário de oferta de batata, Cepea, clima, colheita da safra de inverno de batata, cotação de batata em setembro, custo de produção de batata, HF Brasil, oferta de batata, preços de batata, produção de batata, qualidade

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui