×
Batata
Junho 13, 2018
BATATA/CEPEA: Pouca chuva limita produtividade na safra das secas
Oferta em junho pode ser menor que a prevista

Por Heitor Inacio, Lenise A. Molena e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BATATA/CEPEA: Pouca chuva limita produtividade na safra das secas Ver fotos

Piracicaba, 13 – Ao contrário do habitual, foi a falta de chuva que limitou a produtividade na temporada das secas no Paraná – São Mateus do Sul, Irati, Contenda, Ponta Grossa, Curitiba –, e em Ibiraiaras (RS), neste ano. Estima-se que, para essas regiões, a produtividade tenha uma quebra de 15% a 20%, a depender da praça, com rendimento médio de 20 t/ha, para baixo, sem expectativa de melhora até o encerramento da safra.

Quanto aos preços, neste mês, devido à greve dos caminhoneiros, era esperado que ocorresse acúmulo de áreas para colheita – e, com isso, queda mais acentuada dos valores. Porém, por maio ser considerado um período de entressafra na bataticultura, a oferta não atingiu patamares tão altos.

Contudo, mesmo com uma queda de preços menos acentuada do que o previsto, os valores ainda deverão ser insuficientes para cobrir os custos de produção para alguns bataticultores – sobretudo, aos que tiveram quebras mais acentuadas. No período das paralisações (21 a 30/05), a média de preços da batata padrão ágata especial nos atacados paulistanos foi de R$ 213,48/sc de 50 kg. Posteriormente, de 04 a 12/06, o valor foi de R$ 80,23/sc.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
batata
Cepea
clima
colheita
cotações de batata
produção de batata
produtividade
safra das secas de batata