×
Batata
Setembro 13, 2018
BATATA/CEPEA: Plantio da safra das águas segue a todo vapor
Atrasos ocorreram apenas na região de Curitiba (PR)

Por Heitor Inacio, Lenise A. Molena e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BATATA/CEPEA: Plantio da safra das águas segue a todo vapor Ver fotos

Piracicaba, 13 – Apesar dos atrasos em Curitiba (PR), devido à falta de chuvas (que impediu os trabalhos em áreas sem irrigação), o plantio da temporada das águas 2018/19 está se intensificando neste mês. Em um cenário usual, 30% do plantio deveria ter sido realizado até o final de agosto. No entanto, a atividade foi feita em somente 15% da área. Assim, o calendário na região deve ter atraso de 15 dias, com concentração de colheita prevista para janeiro de 2019.

Água Doce (SC) e Bom Jesus (RS) estão iniciando as atividades nesta primeira quinzena e devem plantar 5% do volume em setembro. Guarapuava (PR), por sua vez, deve colocar 60% das batatas sementes no campo – referentes à 1ª parte da safra da região. De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, além da dificuldade de se obter crédito em Guarapuava, muitos produtores ainda não receberam os pagamentos referentes às vendas da safra passada.

Já Ibiraiaras (RS), Irati, Ponta Grossa e São Mateus do Sul (PR), devem encerrar as atividades no fim deste mês, apesar da dificuldade na obtenção de crédito para a compra de insumos – devido às dívidas adquiridas em anos anteriores.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
batata
calendário de plantio
Cepea
plantio de batata
produção de batata
safra das águas de batata