13/09/2018

BATATA/CEPEA: Plantio da safra das águas segue a todo vapor

Atrasos ocorreram apenas na região de Curitiba (PR)

Por Heitor Inacio, Lenise A. Molena e João Paulo Deleo
Em parceria com
FMC
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
BATATA/CEPEA: Plantio da safra das águas segue a todo vaporVer fotos

Piracicaba, 13 – Apesar dos atrasos em Curitiba (PR), devido à falta de chuvas (que impediu os trabalhos em áreas sem irrigação), o plantio da temporada das águas 2018/19 está se intensificando neste mês. Em um cenário usual, 30% do plantio deveria ter sido realizado até o final de agosto. No entanto, a atividade foi feita em somente 15% da área. Assim, o calendário na região deve ter atraso de 15 dias, com concentração de colheita prevista para janeiro de 2019.

Água Doce (SC) e Bom Jesus (RS) estão iniciando as atividades nesta primeira quinzena e devem plantar 5% do volume em setembro. Guarapuava (PR), por sua vez, deve colocar 60% das batatas sementes no campo – referentes à 1ª parte da safra da região. De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, além da dificuldade de se obter crédito em Guarapuava, muitos produtores ainda não receberam os pagamentos referentes às vendas da safra passada.

Já Ibiraiaras (RS), Irati, Ponta Grossa e São Mateus do Sul (PR), devem encerrar as atividades no fim deste mês, apesar da dificuldade na obtenção de crédito para a compra de insumos – devido às dívidas adquiridas em anos anteriores.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: batata, calendário de plantio, Cepea, plantio de batata, produção de batata, safra das águas de batata

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui