×
Batata
Janeiro 2, 2023
BATATA/CEPEA: Pelo quarto ano consecutivo, safra de inverno se encerra com bons resultados
Produtores sinalizam maior ânimo para investimentos em 2023

Por Laura Cestarioli, Lissandra Tornisielo e João Paulo B. Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BATATA/CEPEA: Pelo quarto ano consecutivo, safra de inverno se encerra com bons resultados Ver fotos

Piracicaba, 02 – O início da safra de inverno 2022 de batata foi marcado por um cenário de bom de preços, mas com alguns problemas na produção – sobretudo em Vargem Grande do Sul (SP), principal praça produtora para o mercado de mesa no período.

Em julho, quando foram colhidas as primeiras áreas da temporada, o clima predominantemente quente e seco favoreceu a incidência de pragas nas lavouras, o que impactou na produtividade de forma geral. Em Vargem Grande do Sul (SP), uma forte pressão de murcha de verticillium causou perdas expressivas na produção no primeiro mês de colheita, e alguns produtores relataram que suas médias de produtividade ficaram abaixo de 30 t/ha.

Em agosto, houve uma melhora generalizada das condições no campo. No entanto, o excesso de tubérculos provocou uma significativa queda nas cotações – que chegaram a apresentar a menor média do ano. Assim, a rentabilidade do produtor foi prejudicada.

A partir de setembro, a produção seguiu boa e os preços registraram uma melhora, principalmente devido ao início da desaceleração da safra de inverno, mas também porque as indústrias passaram a absorver uma expressiva quantia de batata com aptidão para processamento – já que também tiveram problemas na produção, e a matéria-prima adquirida em contrato não foi suficiente para atender toda a demanda das processadoras.

Dessa forma, apesar dos problemas enfrentados, na média da safra, a rentabilidade foi positiva – exceto para produtores que concentraram as colheitas em julho ou agosto e tiveram quebra de safra acentuada. Para 2023, há uma sinalização de que, nesse período, a área para o mercado de mesa possa crescer, já que a safra vem há quatro anos apresentando resultados positivos.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
batata
clima
cotação
investimentos
preço
produtividade
rentabilidade
safra de inverno
vargem grande do sul