×
Batata
Setembro 9, 2021
BATATA/CEPEA: Oferta recua em setembro
Efeitos da geada de julho devem ser mais expressivos no período

Por Luana Chiminasso, Júlia Peron Baroni e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BATATA/CEPEA: Oferta recua em setembro Ver fotos

Piracicaba, 09 – Nestes primeiros dias de setembro/21 (1° a 08/09), os preços da batata lavada tipo ágata estão em R$ 91,75 (ponderados pela classificação) na média das lavadoras do País, valor 15,2% acima da de agosto/21, que ficou em R$ 79,62 (também ponderada pela classificação). A alta corrobora com a previsão de alta nas cotações em setembro, em relação a agosto, já que, neste mês, as batatas ofertadas se referem às que foram mais impactadas pelas geadas de julho. Além disso, a área colhida deve ser menor neste período.

No Sul de Minas, as lavouras afetadas estão apresentando produtividade média de 25 a 30 t/ha, queda de 25% a 30% em relação ao mês passado. Também como consequência das geadas e da escassez de água na fase de enchimento, as batatas registram qualidade inferior, especialmente em relação ao tamanho (estão mais miúdas). Vargem Grande do Sul (SP), por sua vez, apresenta produtividade de 24 t/ha, queda de 30% em relação ao mês anterior.

O Triângulo Mineiro está com produtividade de 43 t/ha, já que as áreas colhidas ainda não são as mais impactadas pelas geadas. No entanto, o rendimento deve diminuir nas próximas semanas, quando a colheita destas lavouras se iniciar – além disso, agentes relatam maior incidência de pinta-preta, fator que pode prejudicar ainda mais a produtividade. Nesta praça, a previsão é de que 70% do total da temporada seja colhido até o final de setembro. No Sudoeste paulista, por fim, além das perdas em função do clima, há maior incidência de larva-alfinete – neste local, é previsto que, até o final deste mês, seja colhido cerca de 80% do total da área da safra de inverno.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
cotação de batata
HF Brasil
impactos do clima na produção de batata
mercado de batata em setembro
oferta de batata em setembro
perdas de batata após geadas
preços de batata