×
Batata
Junho 1, 2022
BATATA/CEPEA: Oferta aumenta, e cotações caem em maio
Ainda assim, preços fecharam o mês em patamares altos

Por Laura Cestarioli, Júlia Peron Baroni e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BATATA/CEPEA: Oferta aumenta, e cotações caem em maio Ver fotos

Piracicaba, 1º – No mês de maio, os preços da batata lavada tipo ágata caíram 19,6% frente aos valores de abril, a R$ 74,18/ saca de 25 kg (ponderado pela classificação) na média das lavadoras do País. Mesmo com a safra das águas se encerrando e a das secas ainda em fase inicial, houve um pequeno aumento de oferta, e como os preços estavam em patamares muito elevados, o tubérculo se desvalorizou – mas ainda assim, permaneceu com valores altos. Outro ponto importante é que, em abril, a demanda foi favorecida pela Semana Santa.

No que diz respeito à oferta em maio, a região do Cerrado Mineiro está com volume acima do usual para a época, devido ao atraso nos plantios de janeiro e fevereiro (que acabou concentrando a oferta entre abril e maio). A região da Chapada Diamantina, que produz o ano todo, também aumentou consideravelmente a oferta no mês passado. Outro fator refere-se ao maior volume de chuva verificado em abril, que atrasou a colheita no período e resultou em mais áreas a serem colhidas em maio. Para junho, a expectativa é de maior oferta de batatas da safra das secas.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
batata
cerrado mineiro
chapada diamantina
chuva
clima
colheita
cotação
demanda
oferta
preço
safra das águas
safra das secas