04/10/2018

BATATA/CEPEA: Expectativa é de melhores preços em dezembro!

Com redução na área e deslocamento de calendário, valores podem se elevar

Por Heitor Inácio, Lenise Molena e João Paulo Deleo
Em parceria com
FMC
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
BATATA/CEPEA: Expectativa é de melhores preços em dezembro!Ver fotos

Piracicaba, 04 – As atividades de plantio da temporada das águas 2018/19 ganharam ritmo na semana passada, na região de Curitiba (PR). O cultivo, vale lembrar, se atrasou, devido à falta de chuvas, se concentrando neste período final. Mesmo assim, a colheita deve se iniciar em novembro, como de costume – porém, o volume ofertado, até a primeira quinzena de dezembro, deve ser menor que o planejado inicialmente.

Com isso, se as regiões que colhem no inverno encerrarem as atividades até o final de novembro, a expectativa é de bons preços em dezembro – sobretudo no início do mês, já que, além do deslocamento do calendário sulista, as praças que colhem na temporada das águas têm apresentado significativa queda na área de cultivo.

Já para outubro, o plantio da safra das águas 2018/19 deve seguir normalmente: Guarapuava (PR) vem registrando bons volumes de chuvas, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea. Assim, se o clima continuar favorável, as batatas (que devem ser colhidas a partir da segunda quinzena de dezembro) devem ter boa qualidade e produção.

Ibiraiaras (RS), Irati, Ponta Grossa e São Mateus do Sul (PR), por sua vez, colocaram as últimas batatas sementes no campo em setembro e devem começar a colheita em meados de novembro. Já em Água Doce (SC) e Bom Jesus (RS), o plantio se intensifica em outubro e, de acordo com produtores, não há nenhuma anormalidade.

Porém, vale lembrar que há forte probabilidade de ocorrência de El Niño a partir desse mês, com permanência durante o verão, fenômeno que pode resultar em chuvas acima da média no Sul do País. Com isso, a produtividade das lavouras do Paraná e Rio Grande do Sul pode ser prejudicada.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: batata, calendário de plantio de batata, Cepea, colheita de batata, cotação, HF Brasil, oferta de batata, preços de batata, safra das águas de batata 2018/19

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui