11/10/2021

BATATA/CEPEA: Em sua reta final, temporada de inverno registra expressiva alta nos preços

Geadas de julho ainda refletem nas lavouras colhidas em outubro

Por Luana Chiminasso, Júlia Peron Baroni e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
BATATA/CEPEA: Em sua reta final, temporada de inverno registra expressiva alta nos preçosVer fotos

Piracicaba, 11 – Na parcial de outubro (1° a 08/10), os preços da batata lavada tipo ágata estão em R$ 113,43 (ponderado pela classificação), na média das lavadoras do País, valor 43,86% acima do de setembro/21, que ficou em R$ 78,84 (também ponderado pela classificação). Com a chegada do final da temporada de inverno, a alta se dá pela menor oferta nacional do tubérculo.

Outros fatores que acarretam em aumento dos preços são as chuvas registradas neste início de mês em muitas praças produtoras. Além disso, ainda há reflexos das geadas de julho nas produtividades atuais – o que também contribui para o menor volume. O Sudoeste Paulista, por exemplo, está colhendo batatas das lavouras afetadas pelas geadas, registrando queda de 30% na produtividade.

Os fenômenos climáticos também seguem impactando a região do Cerrado Mineiro, tanto em produtividade, que está mais baixa, quanto em qualidade – como problemas de escurecimento da pele do produto, por conta do calor, além da maior incidência de traça no final do ciclo. Há, inclusive, registros de descartes nas lavouras.

Até o final deste mês, o Sul de Minas (MG) deve colher até 85% do total de sua produção, caminhando para o encerramento da temporada de inverno. Nos próximos 15 dias, Vargem Grande do Sul (SP) também deve encerrar sua safra, a qual já está com a oferta reduzida.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: Cepea, colheita de batata, cotação de batata, HF Brasil, mercado de batata, oferta de batata, perspectivas para o mercado de batata, preços de batata, safra de inverno de batata

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui