×
Batata
Janeiro 19, 2022
BATATA/CEPEA: Com chuvas e redução na oferta, preço reage em janeiro
Precipitações afetam produtividade e qualidade dos tubérculos

Por Luana Chiminasso, Laura Cestarioli, Júlia Peron Baroni e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BATATA/CEPEA: Com chuvas e redução na oferta, preço reage em janeiro Ver fotos

Piracicaba, 19 – Na parcial de janeiro (1° a 18/01), os preços da saca de 25 kg da batata lavada tipo ágata estão em R$ 47,67 (ponderados pela classificação) na média das lavadoras do País, valor 68,8% acima do de dezembro/21, que ficou em R$ 28,23. E esta valorização ocorre por diversos motivos.

Um deles é o final da colheita da safra de inverno – a qual, nesta última temporada, teve sua oferta atipicamente atrasada até o início de janeiro, mantendo um volume bastante significativo do produto no mercado em dezembro. Além disso, chuvas vêm atrasando a colheita e, consequentemente, reduzindo a oferta no mercado, além de a produtividade estar sendo afetada em algumas regiões, devido aos problemas climáticos.

A última praça a encerrar a safra de inverno nesse início de janeiro foi a Sudoeste Paulista, com parte das lavouras apresentando problemas como canela-preta e larva-alfinete – cenário que prejudicou a qualidade das batatas e os valores de negociação. Na Chapada diamantina (BA), por sua vez, foram relatados problemas de escurecimento na pele dos tubérculos e redução no calibre, atribuídos ao excesso de chuva.

Nas praças de Guarapuava e Contenda (PR), colaboradores do Hortifruti/Cepea relataram escurecimento dos produtos, ocasionado pelo calor e pela falta de chuva. No Cerrado e Sul mineiros, a colheita está atrasada por conta das precipitações – ainda na segunda região, o excesso de umidade tem prejudicado a produtividade e a qualidade dos tubérculos, os quais apresentam maior incidência de doenças bacterianas como canela-preta, além de nematoides (pratylenchus) e problemas como lenticelose.

Por fim, em Araxá e Perdizes (MG), foi observada uma maior incidência de pinta-preta e requeima, gerando descarte e aumentando a quantidade de batatas de classificação diversa no mercado, por conta da baixa qualidade.

 

ATENÇÃO, LEITOR! Você já fez o seu recadastramento para continuar recebendo a revista Hortifruti Brasil na versão impressa? O prazo vai até 31/01/22. Recadastre-se agora via WhatsApp, clicando na imagem ao lado.

 

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
batata
Cepea
clima
colheita de batata
HF Brasil
mercado de batata
oferta de batata
safra de inverno de batata