×
Batata
Novembro 22, 2022
BATATA/CEPEA: Apesar da menor oferta de inverno, preços variam pouco em novembro
Valores já estavam em altos patamares

Por Laura Cestarioli, Lissandra Tornisielo e João Paulo B. Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BATATA/CEPEA: Apesar da menor oferta de inverno, preços variam pouco em novembro Ver fotos

Piracicaba, 22 – Pelo terceiro mês consecutivo, os preços da batata estão registrando alta. Na parcial de novembro (1º a 21), o tubérculo foi comercializado a R$ 71,79/saca de 25 kg na média das lavadoras do País, 3,6% acima da média do mês anterior. A pouca variação se deve ao patamar elevado em que os valores já se encontram, o que impede altas mais expressivas.

Os preços firmes devem-se à diminuição da oferta, em função do final muito próximo da safra de inverno – que colhe as últimas áreas – e também devido ao fato de ainda não haver oferta expressiva referente à temporada das águas. A principal região ofertando é a Chapada Diamantina (GO), cujo plantio e colheita ocorre o ano todo. Sudoeste Paulista (SP) é outra região que ainda oferta de forma expressiva. Já as regiões do Sul e o Cerrado Mineiro, apesar de ainda ofertarem, o volume não é expressivo. Vargem Grande do Sul (SP) está com sua safra encerrada desde o mês passado, e Cristalina (GO) encerrou neste mês. É válido ressaltar que, assim como outubro, novembro foi um mês de alta pluviosidade nas praças do Sudoeste Paulista e Sul de Minas Gerais, o que também contribuiu para o menor ritmo da colheita.

Para dezembro, a expectativa é de aumento na oferta, sobretudo a partir da segunda quinzena do mês.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
batata
cotação
demanda
oferta
preço
safra das águas
safra de inverno