×
Banana
Dezembro 1, 2020
BANANA/CEPEA: Sem excedentes de oferta em dezembro?
Confira as perspectivas para o mercado da fruta neste último mês de 2020

Por Leonardo Caires e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Sem excedentes de oferta em dezembro? Ver fotos

Piracicaba, 1° – Em anos anteriores, o volume de banana costumava preocupar produtores nesta época, tendo em vista o mercado mais travado – devido às férias escolares e à preferência por frutas típicas das festividades, como as de caroço – e a consequente ocorrência de excedentes de oferta. Porém, agentes estimam que, neste ano, a disponilidade de banana seja mais limitada no decorrer de dezembro.

Para a nanica, o cenário está ligado à estiagem nas duas maiores regiões produtoras da variedade, Vale do Ribeira (SP) e Norte de Santa Catarina, além do impacto do ciclone extratropical nesta última praça. Assim, a oferta, que geralmente é menor no segundo semestre do ano, foi ainda mais limitada em 2020 – cenário que deve se estender até fevereiro de 2021, quando o Vale do Ribeira (SP) deve voltar a fornecer maiores volumes ao mercado.

No caso da prata, a oferta também pode ser controlada em dezembro, já que a onda de calor que atingiu o semiárido brasileiro – onde estão as principais regiões produtoras da variedade –, de setembro a outubro, antecipou a maturação dos cachos que deveriam ser colhidos apenas no fim deste ano, forçando um pico de oferta naquele período.

Assim, espera-se que, diante do menor volume, os preços de ambas as variedades de banana possam fechar 2020 em bons patamares. No entanto, este cenário ainda dependerá da aceitação do mercado.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
cotação de banana
HF Brasil
impactos do ciclone à produção de banana
mercado de banana
oferta de banana em 2020
perspectivas para o mercado de banana