×
Banana
Junho 25, 2019
BANANA/CEPEA: Segundo semestre deve se iniciar com mais prata no mercado
Oferta, porém, deve ser menor frente ao ano passado

Por Rodolfo Hackmann e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Segundo semestre deve se iniciar com mais prata no mercado Ver fotos

Piracicaba, 25 – Assim como observado em anos anteriores, a oferta de banana prata deve aumentar no segundo semestre nas principais regiões produtoras da variedade: Minas Gerais (norte do estado e Delfinópolis), Bom Jesus da Lapa (BA) e Vale do São Francisco (BA/PE).

Neste ano, a colheita da prata está prevista para se iniciar entre julho e agosto, se intensificar em setembro e atingir pico de safra em outubro. Como resultado, os preços da variedade podem ser inferiores aos registrados no primeiro semestre deste ano (período de entressafra).

Contudo, agentes relatam que houve menor investimento em área de prata e em tratos culturais para este ano, visto que a rentabilidade negativa da variedade, na maior parte da "safra" passada, desanimou produtores. Assim, espera-se um menor volume colhido frente ao do ano passado, o que pode assegurar melhores preços.

Em relação à qualidade, pode ser limitada em algumas regiões, por conta dos atrasos nas adubações em 2018 – quando o custo se elevou e os produtores estavam descapitalizados. Outro fator que pode impactar a qualidade é o efeito negativo da Sigatoka, que resulta na diminuição do número de pencas por cacho, redução do tamanho do cacho e maturação precoce dos frutos.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
banana
Cepea
investimentos
oferta de banana prata
perspectiva de oferta de banana
preços de banana prata
produção de banana
qualidade