×
Banana
Dezembro 15, 2021
BANANA/CEPEA: Prata está quase escassa
Preços da variedade sobem

Por Patrick Rechi Berquó e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Prata está quase escassa Ver fotos

Piracicaba, 15 – Desde novembro, a constante redução da oferta de banana prata, nas regiões acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea, resultou em aumento gradual no preço da variedade. Em Delfinópolis (MG), por exemplo, a prata anã de primeira qualidade foi vendida na média de R$ 2,17/kg no mês passado, leve alta de 2% frente a outubro/21, mas 9% superior a novembro/20. Na parcial de dezembro (até 10/12), a cotação média está em R$ 3,44/kg, na mesma região.

Segundo produtores entrevistados, a baixa oferta está relacionada ao clima, que afetou a produtividade nas principais regiões produtoras – vale lembrar das geadas em Delfinópolis, da seca no semiárido e das recentes chuvas excessivas na Bahia, no Espírito Santo e em Minas Gerais. Além disso, o desânimo com os preços anteriores fez com que alguns produtores reduzissem os tratos culturais, o que também está impactando no rendimento.

Agora, a prata está quase escassa e tende a seguir com baixíssima oferta até o começo do próximo ano. Produtores de Bom Jesus da Lapa (BA) relatam que esta pode ser a maior entressafra da história da região. Assim, aqueles poucos que têm a fruta disponível estão conseguindo vender sem muita dificuldade – produtores do Vale do São Francisco (BA/PE) mencionaram, inclusive, que compradores do Sudeste, que não são muito comuns por lá, estão buscando a variedade prata.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
cotação de banana prata
HF Brasil
mercado nacional de banana
oferta de banana
oferta de banana prata em dezembro
preços de banana prata
produção de banana