×
Banana
Novembro 22, 2021
BANANA/CEPEA: Outubro é marcado por boas exportações de SC
Nem mesmo entraves na aduaneira impedem tal resultado

Por Patrick Rechi Berquó e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Outubro é marcado por boas exportações de SC Ver fotos

Piracicaba, 22 – Apesar de ter reduzido levemente sua participação, o estado de Santa Catarina seguiu como o maior exportador brasileiro de banana ao Mercosul em outubro, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). E, ao contrário do que se esperava, seus envios para o bloco conseguiram subir: cerca de 4% em volume frente a setembro, totalizando 4,9 mil toneladas, e de 2% em receita, na mesma comparação, somando US$ 1,6 milhões (FOB).

Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, enquanto a boa demanda do Mercosul refletiu positivamente nas exportações brasileiras, assim como a menor concorrência com países como Bolívia e Paraguai, o atraso da liberação de cargas nas aduaneiras atuou negativamente – sobretudo durante os feriados prolongados. Neste cenário, formou-se uma fila de caminhões e algumas frutas até maturaram no local, levando exportadores a praticar descontos para não perder o envio dessas cargas.

Para novembro, agentes acreditam que as exportações catarinenses ao Mercosul devem continuar positivas, sobretudo à Argentina, diante da boa procura e do comércio doméstico ainda conturbado. Entretanto, existem apreensões quanto às limitações das fronteiras. Por isso, exportadores estão requerendo às aduanas que a carga horária de fiscalização aumente e que priorizem transportes de perecíveis, a fim de evitar que novas perdas ocorram durante o trajeto.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
banana
Cepea
comércio internacional de banana
envios brasileiros de frutas
envios de banana ao Mercosul
exportações de banana
HF Brasil
mercado internacional de banana