×
Banana
Julho 23, 2018
BANANA/CEPEA: Oferta de prata aumenta em julho
Atividades estão se intensificando nas principais regiões produtoras

Por Rodolfo Hackmann, Marcela Barbieri e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Oferta de prata aumenta em julho Ver fotos

Piracicaba, 23 – A produção de banana prata está se intensificando neste mês no Norte de Minas Gerais, Bom Jesus da Lapa (BA), Vale do São Francisco (PE/BA) e Delfinópolis (MG), principais regiões produtoras da variedade. Com isso, as cotações da prata podem recuar em julho. A perspectiva é de que a "safra" da variedade, nessas regiões, tenha pico de colheita em agosto, quando os preços podem cair ainda mais.

Produtores consultados pelo Hortifruti/Cepea relataram que ainda existe a possibilidade de troca de variedade nos bananais, substituindo algumas áreas de nanica por prata. Isso porque a boa rentabilidade com essa última tem animado produtores, visto que as cotações da prata, no primeiro semestre deste ano (na média das quatro regiões), esteve 49% acima dos valores estimados para cobrir os gastos de produção de um quilo da fruta no período.

Além disso, a maior resistência da prata perante às intempéries climáticas e algumas pragas, como moleque-da-bananeira, podem favorecer esta troca. Para esta "safra", o adensamento dos bananais na área norte e a expansão de área em Delfinópolis (MG) tendem aumentar a produtividade. Em contrapartida ao cenário da prata, a oferta de banana nanica começa a se reduzir no mercado doméstico em julho.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
banana
banana prata
Cepea
cotação
oferta de prata
preços de banana
produção de banana