×
Banana
Abril 17, 2020
BANANA/CEPEA: Nanica se desvaloriza no Norte de SC
Falta de chuva afeta produção da região

Por Leonardo Caires e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Nanica se desvaloriza no Norte de SC Ver fotos

Piracicaba, 17 - Desde março, o volume de chuva está bastante limitado no Norte de Santa Catarina, afetando a produção. De acordo com o Inmet, a estação meteorológica de Indaial (SC) registrou acumulado de apenas 24 mm na primeira quinzena de abril.

Com resultado, produtores relataram que este cenário afetou a granação de cachos já estabelecidos e pode resultar em perdas de produtividade e/ou atrasar a formação de novos cachos nos próximos meses. Isso porque a falta de água reduz a capacidade fotossintética da planta, seu crescimento vegetativo e o desenvolvimento das estruturas florais, que irão dar origem aos novos cachos.

Nesta semana (13 a 17/04), apesar de a oferta de banana nanica estar controlada no norte catarinense, a demanda esteve restrita. Assim, a variedade de primeira qualidade foi comercializada na média de R$ 0,95/kg na região, queda de 3% frente à anterior. Como a disponibilidade da variedade deve seguir baixa na próxima semana e produtores esperam que o volume de vendas seja maior, devido à “periodicidade” de compras no período de pandemia (consumidores estão indo às compras mais esporadicamente), esse cenário pode favorecer as cotações.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
banana nanica
calibre
Cepea
covid-19
demanda fraca
falta de chuva
HF Brasil
oferta controlada
preço de banana