×
Banana
Maio 13, 2020
BANANA/CEPEA: Mercosul é uma alternativa aos produtores brasileiros
Embarques aos países vizinhos aumentam em abril

Por Leonardo Caires e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Mercosul é uma alternativa aos produtores brasileiros Ver fotos

Piracicaba, 13 – Apesar de a pandemia do novo coronavírus afetar a dinâmica do mercado mundial, produtores brasileiros de banana avaliam que as exportações para o Mercado Comum do Sul (Mercosul) estão atrativas. Assim, os envios aos países vizinhos têm sido uma boa alternativa para o escoamento da fruta, já que demanda nacional está enfraquecida no momento.

Com isso, o volume de banana fresca embarcado ao bloco aumentou em abril, totalizando 6,9 mil toneladas, valor 11% superior a março deste ano e 72% maior que o de abril de 2019, de acordo com a Secex (Secretaria de Comércio Exterior). Este aumento se deve, principalmente, à maior quantidade enviada para a Argentina, que consumiu 3,8 mil toneladas da fruta, mais da metade do total, com crescimento de 175% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Vale ressaltar que a oferta de banana no Norte de Santa Catarina, principal região exportadora ao Mercosul, estava controlada em abril, devido à seca que antingiu a praça nos meses anteriores – afetando a produção e postergando o início da safra. Mas, por outro lado, o Vale do Ribeira (SP) retomou o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e, consequentemente, as exportações ao bloco no período.

Apesar das incertezas quanto aos próximos meses, espera-se que as exportações se mantenham aquecidas, diante das atividades das safras do Vale do Ribeira e do Norte de Santa Catarina, já que produtores devem tentar escoar as bananas fora do mercado interno.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
banana
Cepea
demanda do Mercosul por bananas brasileiras
envios de banana ao Mercosul
exportações de banana
mercado externo
mercado internacional de frutas
oferta de banana