×
Banana
Maio 30, 2019
BANANA/CEPEA: Exportações seguem crescentes no BR
Boa produção garante elevado volume de envios à União Europeia

Por Rodolfo Hackmann e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Exportações seguem crescentes no BR Ver fotos

Piracicaba, 30 – As exportações brasileiras de banana voltaram a crescer na parcial de 2019 (janeiro a abril), segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Os envios, que já tinham se recuperado no ano passado, foram favorecidos pelas melhores condições climáticas neste ano.

O maior incremento foi observado para embarques internacionais à União Europeia. No período, o volume enviado chegou a 10 mil toneladas para esse destino, quantidade 384% superior à do mesmo período de 2018. Segundo agentes, a volta das chuvas no Rio Grande do Norte/Ceará resultou em aumento de investimentos e, consequentemente, de produção.

As exportações para o Mercosul, por sua vez, também cresceram – aumento de 13% em volume, totalizando cerca de 20 mil toneladas na mesma comparação. Esse resultado se deu pela melhor qualidade e pela maior oferta de banana no Norte de Santa Catarina (gerando, ainda, preços mais atrativos). Vale ressaltar, contudo, que a concorrência com o Equador e a Bolívia limitou maiores envios no período.

Para o próximo mês, bananicultores do Norte de Santa Catarina acreditam que, com a possível redução da oferta de banana na região, devido às menores temperaturas (que atrasam a maturação do fruto), os embarques podem ser limitados.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
banana
Cepea
clima
exportações de banana
exportações de frutas à União Europeia
mercado internacional
oferta de banana
perspectivas
produção de banana
qualidade