21/01/2021

BANANA/CEPEA: Exportações fecham 2020 com resultados positivos

Confira as previsões iniciais para este ano

Por Leonardo Caires e Marcela Barbieri
Em parceria com
UPL
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
BANANA/CEPEA: Exportações fecham 2020 com resultados positivosVer fotos

Piracicaba, 21 –  As exportações brasileiras de banana atingiram números importantes em 2020. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), houve aumento de 16% no volume embarcado ao Mercosul frente a 2019, chegando a 67 mil toneladas no período. Já em receita, o incremento foi de 24% na mesma comparação, somando US$ 18 milhões (FOB).

Esse cenário, por sua vez, se deve aos maiores envios por parte de estados pouco tradicionais no setor exportador e à boa demanda do bloco, sobretudo da Argentina – que chegou, inclusive, a ser o principal destino da banana brasileira em alguns meses. O ano se encerrou com a manutenção do Uruguai na primeira colocação e da Argentina em segundo, mas com números muito próximos – diferentemente de anos anteriores.

Para a União Europeia, porém, houve aumento de apenas 3% na quantidade exportada, totalizando 11 mil toneladas em 2020, enquanto a receita se estabilizou em US$ 4,3 milhões (FOB), ainda segundo a Secex. Isso porque, diante da maior cautela do comprador europeu na pandemia e maiores envios do Equador no mercado spot, os contratos foram limitados e as cotações, pressionadas. Os principais destinos da fruta brasileira no período foram: Espanha, Polônia e Portugal.

Para 2021, agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea esperam que as exportações brasileiras de banana sigam positivas ao Mercosul, tendo em vista a boa demanda do bloco e a expectativa de melhora na produção nacional, tanto em volume quanto em qualidade. Já para a União Europeia, ainda existem receios, devido aos mesmos fatores limitantes observados em 2020.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: banana, Cepea, envios de banana, envios de banana ao Mercosul, exportações de banana, HF Brasil, mercado internacional de banana

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui