×
Banana
Janeiro 18, 2022
BANANA/CEPEA: Exportações de 2021 superam as de 2020
Como estão as perspectivas para este ano?

Por Patrick Rechi Berquó e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Exportações de 2021 superam as de 2020 Ver fotos

Piracicaba, 18 – Apesar das limitações produtivas causadas por fatores climáticos e pelo aumento do custo dos principais insumos, as exportações brasileiras de banana se elevaram em 2021, concluindo o ano com êxito e consolidando a quarta alta anual consecutiva.

Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a quantidade enviada foi de 108,75 mil toneladas no ano passado, alta de 29% frente a 2020. Já a receita, em dólar, foi de US$ 37,11 milhões (FOB), valor 42% superior, na mesma comparação.

O aumento deste último ano se baseia na alta demanda dos países do Mercosul, para os quais os preços conseguiram subir de forma considerável, em decorrência da menor entrada da fruta de concorrentes, como Paraguai, Bolívia e Equador; no dólar valorizado frente ao Real e no mercado interno ainda fraco.

Para 2022, a expectativa é de que a produção brasileira melhore ainda mais, mesmo que em baixos níveis, devido aos maiores custos. Isto pode seguir favorecendo as exportações em detrimento do mercado interno, sobretudo para os países sul-americanos.

 

ATENÇÃO, LEITOR! Você já fez o seu recadastramento para continuar recebendo a revista Hortifruti Brasil na versão impressa? O prazo vai até 31/01/22. Recadastre-se agora via WhatsApp, clicando na imagem ao lado.

 

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
banana
Cepea
envios de banana ao exterior
exportações de banana
exportações de frutas
HF Brasil
perspectivas para as exportações de banana em 2022